Dos Mugen
Versão antiga do mugen que atualmente não é mais utilizada, foi feita para funcionar com o DOS.
Linux Mugen
Versão antiga, construída para funcionar no sistema operacional do Linux.
Windows Mugen
Esta é a versão que todos usam atualmente, funciona com o Windows XP e outros.
Hi Res Windows Mugen
Versão hackeada do Win mugen que permite stages e chars em alta
resolução, esta versão requer que você tenha um screenpack em alta
definição.
Mugen 1.0
Versão mais recente do mugen com HD e várias resoluções.
História
De
1999 a 2001, foram lançadas diversas versões do M.U.G.E.N. para DOS. Em
2001 a Elecbyte abandonou a plataforma DOS e passou para Linux. Durante
um período de alguns meses a compania deixou um pedido de doações no
próprio site, alegando que para fazer uma versão Windows 32-bits eles
precisavam comprar um compilador legal. A versão de windows 32-bits
resolveria os problemas de manter o código no ambiente DOS, o que
causava problemas principalmente para quem usava Windows XP.
Em
2003, depois de conseguir doações suficientes para comprar o compilador
de windows, uma versão beta compatível com windows foi liberada para
quem doou dinheiro. Essa versão acabou vazando para o público e a
Elecbyte simplesmente sumiu, fechou o site e nunca mais deu notícias.
Esse beta tinha limitações como modos de jogo inacessíveis e limite de
apenas dois personagens, limitações removidas com "hacks" não
autorizados.
Como o projeto parou de ser desenvolvido e o código
fonte nunca foi liberado, alguns fans começaram projetos de clones do
M.U.G.E.N. como o OpenMugen e o Rhakys.
Ultimamente, o site da
Elecbyte voltou a abrir, com um F.A.Q, falando sobre a possível volta da
Elecbyte com a versão completa do WinM.U.G.E.N. Eles também alertaram
sobre a incompatibilidade dos antigos chars e stages com essa nova
versão.
Como o projeto parou de ser
desenvolvido e o código fonte nunca foi liberado, alguns fans começaram
projetos de clones do M.U.G.E.N. como o OpenMugen e o Rhakys.
Ultimamente, o site da Elecbyte voltou a abrir, com um F.A.Q, falando sobre a possível volta da Elecbyte com a versão completa do WinM.U.G.E.N. Eles também alertaram sobre a incompatibilidade dos antigos chars e stages com essa nova versão.
Legalidade do M.U.G.E.N
Tenha
em mente que as licenças de uso da Elecbyte sobre o Mugen se expiraram,
e parece que uma nova licença jamais será lançada. Certamente, qualquer
distribuição do M.U.G.E.N não foi autorizada pela Elecbyte e por isso
mesmo é ilegal, embora a Elecbyte nunca tenha tomado nenhuma ação legal,
ela simplesmente sumiu sem nenhuma explicação. Muitas pessoas
escolheram continuar usando o Mugen mesmo sem uma licença nova. No
entanto, criações como personagens e cenários não são parte da licença
de uso da Elecbyte, apenas o software, por tanto não podem ser
condenadas. Então é uma escolha individual decidir violar ou não a
licença da Elecbyte usando o Mugen. Elecbyte não dá notícias ao público
desde 2003 quando eles alegaram que o projeto "travou" (hit a snag).
Essa, na verdade para muitas pessoas, foi uma desculpa para eles terem
sumido do globo, deixando os usuários e criadores sem alternativa
nenhuma.
A legalidade da maioria dos
personagens e cenários é duvidosa, já que são feitos com sprites e sons
ripados de jogos comerciais. Algumas comunidades apostam numa fraca
"regra de tempo de lançamento", aonde eles não permitem criações de
jogos muito recentes, fato que é tão contestável como o próprio
lançamento da Rom. Nas comunidades brasileiras, esta regra não se
aplica, pois se há uma ROM disponível então não há problema algum de se
usá-la para criar personagens e cenários de M.U.G.E.N. Apesar disso não
ter nenhum impacto na legalidade do material, isto foi usado para evitar
pressão das detentoras originais dos direitos autorais. Mas algumas,
como a Capcom, encaram isso como um fanart.
O
material de trabalho tem dois tipos de direitos autorais: o conteúdo do
SFF (formato de sprite, baseado em imagens PCX) e o SND (formato de
áudio baseado em WAV) são propriedades dos respectivos detentores, como
Capcom, SNK, etc; Os outros arquivos, como o CMD (arquivo de comandos),
AIR (arquivo de animação) e CNS (constantes e definições de states, o
pricipal arquivo do Mugen) são propriedades do autor do personagem,
cenário e outros. A Elecbyte explicou que a razão dos códigos serem
baseados em texto puro é justamente para que os criadores possam
aprender um do outro (similar ao código aberto do software livre), mesmo
que isso seja alvo de muita controvérsia a respeito de permissão (ou
falta dela) entre os criadores.
Os arquivos do M.U.G.E.N
SFF:
É o formato dos arquivos, onde é localizados as sprites (imagens) dos
chars, stages, intros e ends, baseado em imagens no formato PCX. As
imagens seguem uma regra de que devem possuir um fundo "transparente",
que nada mais é do que uma cor não utilizada pelo char posicionada em um
"Box" estratégico para que o Mugen, ao ler o pixel com a "cor
transparente", não desenhe nada.
ACT: Os
arquivos deste formato, guardam as cores utilizadas nos sprites dos
chars . Chamado de "paleta" pelos criadores, o Mugen suporta até 12
delas, cada uma escolhida por um botão - A, B, C, X, Y, Z - ou pela
combinação dos botões anteriores com o botão START.
SND: Arquivo onde se localizada os sons dos chars, baseado em arquivos de áudio no formato WAV.
CMD:
Arquivo onde são definidos os comandos de um char. A sintaxe se baseia
em strings obedecendo algumas regras. Por exemplo, os botões listados em
ACT são reconhecidos como a, b, c, x, y, z, respectivamente, e s, para o
botão START. Os botões do driecional são reconhecidos como F, D, B, U,
para "frente", "baixo", "trás" e "cima", respectivamente. Existe a
combinação dos mesmos, como DF, DB, UB, UF, que significam "diagonal
inferior frontal", "diagonal inferior traseira", "diagonal superior
traseira" e "diagonal superior frontal", nesta ordem. Existem ainda
demais caracteres reservados como o "/", que tem um significado como
"pressionem”, entre muitos outros.
AIR:
Arquivo que contém as animações dos chars, feitos com as imagens do SFF.
As animações são compostas por frames, que nada mais são do que a
programação de uma ordem definida de sprites, setados em uma determinada
posição em relação ao eixo do personagem e um tempo de duração desse
sprite na tela. Além dos frames, cada animação possui as chamadas
"caixas de colisão", que definem a área de acerto no corpo do char.
Essas caixas devem ser definidas pelo criador.
CNS:
Neste formato, se econtram as Constantes e as Definições dos States,
considerado o principal arquivo dos Chars. Esses arquivos, por conterem
os códigos dos chars, contêm copyright de seu respectivo autor, portanto
a cópia de qualquer codigo sem a devida autorização é severamente
recriminada e punida nas maiores comunidades de M.U.G.E.N., embora a
própria Elecbyte tenha decretado que pelo arquivo ser baseado em texto e
processado pela engine dessa maneira, os usuários/criadores poderiam
aprender entre eles. No entanto, há uma grande controvérsia entre os
criadores em questão ao uso de códigos não-autorizados. Existem
criadores que permitem a total utilização de seus arquivos, outros que
exigem o chamado "crédito", que nada mais é do que citá-lo na
documentação do char, e outros ainda que não permitem qualquer tipo de
cópia, seja de código ou de sprites, embora esses últimos não pertençam a
eles.
DEF: O chamado "arquivo de
definições". Esse arquivo, quando no char, define os arquivos utilizados
pelo mesmo, tais como o de sprites SFF, de animações AIR, as paletas
ACT, os arquivos de programação CNS e os de comando CMD. Também se
define, a partir de versões mais recentes, arquivo de "Intro" e
"Ending", que são animações coordenadas em outros arquivos, um DEF e
outro SFF. Como foi dito, o arquivo DEF também pode ser um arquivo de
definição para uma intro ou um ending. Também é verdade que o arquivo
DEF serve como um arquivo de definição para stages, de forma similar ao
de intro e ending. Além da programção, é possível encontrar mais desses
arquivos na pasta DATA do Mugen, onde existe, junto com arquivos CFG,
como definidores do "screenpack".
O uso de material de outros criadores
Códigos:
M.U.G.E.N é uma união de várias linguagens de programação, todas juntas
formam o M.U.G.E.N, não é muito dificil mexer nessa engine, mas com o
tempo você aprende. (Apesar de que alguns códigos são dificeis)
Personagens,
cenários e outros: Atualizar personagens é expressamente proibido. Ou
seja, você não pode pegar um Ken e colocar raios
super-hiper-mega-blaster-plus-advanced (colocar raios exagerados) e
dizer que aquele personagem é seu. Pode-se, no entanto, fazer correções
no personagem mas guardá-lo para você, para uso pessoal ou melhor ainda,
enviar esta correção para o criador original. Nem atualizações do tipo
DOSMugen -> WinMugen (ou as conversões WinMugen -> DosMugen) são
permitidas (você pode fazê-las para uso próprio no entanto). Se um
criador não atualiza um personagem dele, é porque assim ele quis. No
entanto, você pode fornecer ao criador original um link (não público)
para a correção.
O mesmo vale para cenários e
outros: você não pode simplesmente pegar um cenário já pronto, trocar
imagens e falar que é seu, nem tão pouco pegar imagens dele para fazer
seu próprio cenário.
Algumas Limitações