No último sábado, a polícia japonesa prendeu na Cidade de Katagami, localizada na província de Akita, mais um adolescente que distribuía ilegalmente na internet scans de mangás. Segundo a central de polícia para crimes digitais daquela região, o rapaz de 18 anos fazia o download de grande parte do seu material, e logo em seguida o disponibilizava em seu site. Ainda de acordo com os policiais, o suspeito teria usado seu computador pessoal para armazenar o volume 11 de Nura: Rise of the Yokai Clan (Nurarihyon no Mago), e o 14° de Sket Dance, além de ter hosteado o 8° volume de Eden no Ori em servidores online, como o Megaupload, sem contar outros mangás que, da mesma forma, infringem a lei de direitos autorais japoneses.
Em março, o mesmo havia criado um blog chamado Manga.jp, que recebia vários pedidos de títulos, nas quais 260 foram disponibilizados gratuitamente na internet. Com seu site rendendo 2,5 milhões de acessos, o suspeito também ganhava dinheiro com receitas publicitárias, que chegavam a 270 mil ienes (equivalente a três mil dólares).
Na operação, polícia apreendeu 26 itens, que incluem DVDs e Blu-rays, discos rígidos e alguns computadores. Vale lembrar que outros suspeitos também já foram presos pelo mesmo crime de violação dos direitos autorais. Com a lei mais pesada e a polícia mais vigilante, não fica tão difícil imaginar o quanto os grandes sites distribuidores de mangás estariam encrencados se fossem japoneses.