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Moderador do fórum: lMDl  
Golpe Controlável
ixnaydkData: Segunda, 14/02/2011, 5:30 PM | Mensagem # 1
Iniciante
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O último tutorial que escrevi foi em 2008? Será que ainda sei fazer isso? :P

Bom, o negócio é o seguinte... fuçando nas velharias, achei um Ryu que tem o Tatsumaki Senpuu Kyaku (Tec Tec Tuuuugen) controlável e achei interessante postar ele, pois além de explicar como criar o golpe vou explicar como controlar o mesmo.

Pra começar é necessário criar o comando do golpe e o ChangeState no CMD.
Comando

Code
[Command]
name = "tatsumaki_a"
command = ~D, DB, B, a
time = 20

ChangeState
Code
[State -1, Tec Tec Tuuuuuuuuuugen]
type = ChangeState
value = 1000
triggerall = Command = "tatsumaki_a"
triggerall = StateType != A
trigger1 = StateType = S
trigger1 = Ctrl

Bem simples por enquanto, criamos o comando e fizemos o ChangeState, só reparem que não coloquei pra usar ele no ar. Tirando isso, nada de mais.

Agora vamos pro CNS, vou explicar por partes o statedef.

Code
[Statedef 1000]
type = S
movetype = A
physics = N
poweradd = 65
ctrl = 0
anim = 1000
sprpriority = 4

Repare que estou usando physics = N para não aplicar nenhum tipo de física no golpe.

Code
[State 1000, PosAdd]
Type = PosAdd
trigger1 = Time = 1
y = -20

Um simples PosAdd só pro Ryu sair do chão.

Code
[State 1000, StateTypeSet]
type = StateTypeSet
trigger1 = Time >= 1
statetype = A

A partir do Time >= 1, estamos mudando o StateType dizendo que ele é um golpe aéreo.

Code
[State 1000, VelSet]
type = VelSet
trigger1 = Time
x = 3.7

Aqui estamos setando a velocidade que ele irá pra frente, ainda sem controlar nada.

Code
[State 1040, VelAdd]
type = VelAdd
trigger1 = Command = "holdback"
x = -1

[State 1000, VelAdd]
type = VelAdd
trigger1 = Command = "holdup"
y = -0.07

Nesses dois VelAdd está a parte controlável da coisa, por padrão o mugen tem esses dois comandos que estamos usando, o "holdback" e "holdup".
Conforme seguramos a tecla para trás ou para cima, ele irá aplicar um pequeno adicional no VelSet setado acima. Dessa maneira, seu golpe poderá perder velocidade ou então poderá fazer ele subir pegando o inimigo no ar.

Code
[State 1000, ChangeState]
type = ChangeState
trigger1 = (AnimTime = 0 || (Vel X = 0 && Time >= 1))
value = 50
ctrl = 0

Aqui o ChangeState normal quando acaba o tempo do golpe (AnimTime = 0) ou quando a velocidade X for igual a 0.

Algumas imagens que mostram o que acontece caso vc segure para cima.



Bom, o código é bem simples mas ajuda bastante.
Qualquer dúvida é só postar




Mensagem editada por ixnaydk - Terça, 15/02/2011, 5:40 PM
 
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