Movimento Senoidal
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OIlusionista | Data: Sábado, 23/04/2011, 0:07 AM | Mensagem # 1 |
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| Fala pessoal.
Vou falar sobre como fazer um movimento senoidal em chars e stages, para fazer animações mais suaves. Vou explicar o que é Senoide mais abaixo.
STAGES: Vejam em http://www.elecbyte.com/mugendocs/bgs.html para mais informações sobre cenários
[BG mirror] type = normal spriteno = 6,0 start = 0, -142 delta = 0.7,0.9 layerno = 0 mask = 1 sin.y = -8, 240
Deixe-me explicar o trigger:
sin.y = -8, 240
- Sin é uma curva senoidal http://pt.wikipedia.org/wiki/Senoide
- sin.y significa que vamos ter o efeito apenas no eixo y (vertical). Para o movimento horizontal, use sin.x (*)
- -8 é o quanto o elemento irá se mover (tenha em mente que estamos falando de uma Senóide, por isso vai andar no valor* 2 = 16 (-8 e 8).
- 240 é o tempo total de uma curva completa (para cima e para baixo anim).
Uma imagem para ilustrar
(*) No Mugen 1.0 este parâmetro é basicamente substituído pelo SinX background controller. Veja em http://www.elecbyte.com/mugendocs/bgs.html#background-controllers
CHARS:
Um pouco mais complicado:
From SodonHID's codes: Quote [State xxx, x] type = VelSet trigger1 = 1 X = 3*sin(time/4.0) ; ** originalmente, era (time/4) Y = 3*cos(time/4.0); ** originalmente, era (time/4)
4 é a frequencia (a "velocidade"). 3 é a área (ou diametro)
** By Bia: Pode parecer ridículo, mas time/4 nunca vai trazer um resultado fracionário (5/4 = 1 para o mugen). Já time/4.0 resulta em um número fracionário. Resumindo: valor/valor inteiro = divisão inteira (sem fração). O resultado é um número inteiro valor/valor real (ex. 1.0) = divisão real (com fração). O resultado é um número real.
By ChonWang: Só para facilitar:
x = sin(time*A)*B y = cos(time*A)*B
. Quanto menor |A| e |B|, gira mais devagar . Quanto menor |A| ou maior |B|, maior o raio
Observações: - Sinal de (A × B) indica o sentido: anti-horário (+), horário (-) - A adição de VelAdd cria uma hélice - |x| é módulo de x, ou seja, valor absoluto de x.
Espero que ajude.
PS: Pelo amor de Deus, mudem as cores dos links nos posts. Azul em fundo cinza fica impossível de ler.
--Edit by Thunderbert-- Como o pessoal não estava entendendo muito o que o tutorial faz, com a autorização do OIlusionista resolvi editar o post com os exemplos que eu fiz porque nem todo mundo lê os comentários xD
Exemplo 1: Code [State 401, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 5 Y = cos(time*0.1)*5
Exemplo 2: Code [State 401, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 5 Y = cos(time*0.2)*10
Agora, se quisermos também, podemos aplicar um pouco de trigonometria e calcular o ângulo, ficando assim bem melhor: Exemplo 3: Code [State 401, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 5 Y = cos(time*0.1)*5
[State 401, AngleDraw] Type = AngleDraw Trigger1 = 1 Value = -((ATan(vel y/vel x))*(180.0/PI))
OBS: Eu usei "cos" pois "sin" estava fazendo um movimento igual, mas o projétil estava indo para baixo do chão, mas normalmente se usa "cos" para o eixo "x" e "sin" para o eixo "y"
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SonSon3000 | Data: Sábado, 23/04/2011, 1:00 AM | Mensagem # 2 |
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| bem fod* o tutorial. e ta aí uma coisa que nunca tinha passado pela minha cabeça... quando a gente divide algo por um numero inteiro, o resultado é tbm um inteiro... PS: e sobre o link, poderia ter a opção de unir as tags url e color, pra fazer o link com a cor que quiser...
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Gotagz | Data: Segunda, 25/04/2011, 1:01 PM | Mensagem # 3 |
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| Depois vou até colocar uma parte pra tutoriais mais avançados no portal e colocar os desse tipo, muito bom.
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raymundo | Data: Terça, 10/05/2011, 2:17 PM | Mensagem # 4 |
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| OIlusionista, desculpe aew cara, mas ainda não entendi pra que serve isso... tem como mostar como funciona?
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velhodahorra | Data: Segunda, 23/05/2011, 12:28 PM | Mensagem # 5 |
![velhodahorra](/avatar/00/00/040895.png) Aprendiz
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| Ai pessoal, vcs poderiam ser mais especificos ao fazer tutos, dando exemplos de pra q serve, eu tbm n sei!
![](http://img413.imageshack.us/img413/9306/48875556.gif) ![](http://img714.imageshack.us/img714/8729/49697401.gif)
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OIlusionista | Data: Segunda, 23/05/2011, 2:28 PM | Mensagem # 6 |
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| Galera, bastava ler o tópico com atenção né? eu posto um exemplo em breve.
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Thunderbert | Data: Segunda, 23/05/2011, 4:38 PM | Mensagem # 7 |
![Thunderbert](/avatar/67/7632-220356.png) Criador Iniciante
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| Well... O tutorial está ótimo o/ Mas tem muita gente não entendendo o que ele faz mesmo com o gráfico =/ Então vamos lá postar uns exemplos básicos o/
Exemplo 1: Code [State 401, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 5 Y = cos(time*0.1)*5
Exemplo 2: Code [State 401, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 5 Y = cos(time*0.2)*10
Agora, se quisermos também, podemos aplicar um pouco de trigonometria e calcular o ângulo, ficando assim bem melhor: Exemplo 3: Code [State 401, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 5 Y = cos(time*0.1)*5
[State 401, AngleDraw] Type = AngleDraw Trigger1 = 1 Value = -((ATan(vel y/vel x))*(180.0/PI))
OBS: Eu usei "cos" pois "sin" estava fazendo um movimento igual, mas o projétil estava indo para baixo do chão, mas normalmente se usa "cos" para o eixo "x" e "sin" para o eixo "y"
Enfim, espero que agora vcs entendam pra q serve esse tutorial ^^
Vlw MD ² Vlw Baka-Sennin Vlw FM ²
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OIlusionista | Data: Segunda, 23/05/2011, 4:47 PM | Mensagem # 8 |
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| Opa, obrigado pelos exemplos.
E com o angulo fica mais legal ainda.
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velhodahorra | Data: Terça, 24/05/2011, 10:17 AM | Mensagem # 9 |
![velhodahorra](/avatar/00/00/040895.png) Aprendiz
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| Mt obg por explicar, isso facilita a vida de todo mundo! vlw ae gnt!
![](http://img413.imageshack.us/img413/9306/48875556.gif) ![](http://img714.imageshack.us/img714/8729/49697401.gif)
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raymundo | Data: Sábado, 28/05/2011, 6:32 PM | Mensagem # 10 |
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| Thunderbert, agora eu intendi rsrs
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EyJay | Data: Domingo, 29/05/2011, 12:50 PM | Mensagem # 11 |
![EyJay](/avatar/00/00/014533.png) Criador
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| É desse jeito que as fireballs do Kyosuke Kagami (Rival Schools - Capcom vs SNK 2) funcionam. Ao invés de ser uma fireball horizontal, são duas pequenas e fazendo essa curva angular demonstrada nos exemplos. Ótimo tutorial Ilusionista, parabéns.
Clique ae
GO CELTICS! PRESENTE 2.0: VALEU NEGADA =D
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FuLaNo | Data: Segunda, 05/09/2011, 8:15 PM | Mensagem # 12 |
![FuLaNo](/avatar/00/00/480258.png) Aprendiz
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| fico feio isso ai kkkk
mais talvez pra outra coisa funcione bom tutorial senhor ilusionista ^^
E AE
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carlos8080 | Data: Segunda, 05/09/2011, 8:23 PM | Mensagem # 13 |
![carlos8080](/avatar/00/00/025563.png) Criador
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| Fulano e contra as regras reviver topicos que estejam mais de 1 mes invativos ^^
------------------------------------Projetos--------------------------------------- C_Itachi - 30% Hidan Sheet - 5%
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FuLaNo | Data: Segunda, 05/09/2011, 8:25 PM | Mensagem # 14 |
![FuLaNo](/avatar/00/00/480258.png) Aprendiz
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| e por que o senhor continua escrevendo?
------------------------------------- bem desculpa a todos eu não tinha visto que ja tinha passado um mês ^^ mais é qu vi tantos outros tópicos burlados que achei que podia ^^
bem até...
E AE
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vegeta | Data: Segunda, 05/09/2011, 8:32 PM | Mensagem # 15 |
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| pira esse tuto
mais acho que funcioaria melhor com duas magias no caso da pra faze como por exemplo um makankosappo do piccolo desse jeito
tipo duas magia, ficaria loco
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