Fiz esse tutorial pra facilitar mais para o pessoal que está aprendendo 
 agora a criar algo para o mugen e alguns gostaria de criar um golpe 
 pra invenenar o oponente. siga o tutorial abaixo e aprenda a fazer. 
 _____________________________________________________________  [StateDef ???] <-- crie um state novo em seu char. 
 type = S 
 movetype= A 
 physics = S 
 juggle = 1 
 velset = 0,0 
 ctrl = 0 
 anim = ??? <-- crie uma animação de inicio. 
 poweradd = 2 
 sprpriority = 2 
 essa animação de inicio ativará o veneno (helper). 
 para isso, iremos usar helpers. 
 ainda no mesmo state, crie uma chamada de helper. 
 [State ???, ?] 
 type = helper 
 trigger1 = AnimElem = ?? <-- determine em que animação o helper deve aparecer. 
 name = "veneno" 
 id = ??? <-- id para remoção do helper. 
 pos = 0,0 
 postype = p1 
 stateno = ??? <-- state própriamente dito do helper. 
 helpertype = normal 
 ownpal = 0 
 para finalizar o state. 
 [State ???, ?] 
 type = ChangeState 
 trigger1 = AnimTime = 0 
 value = 0 
 ctrl = 1 
 Veneno - Helper - part 1 
 agora vamos criar o helper. 
 você lembra do stateno = ??? acima? 
 iremos criar a chamada para ele. 
 [StateDef ???] <-- crie um novo state. 
 type = S 
 movetype= A 
 physics = S 
 juggle = 1 
 velset = 0,0 
 ctrl = 0 
 anim = ??? <-- determine uma animação. 
 poweradd = 2 
 sprpriority = 2 
 coloque a animação com o 3 frames e 
 no segundo frame coloque um dano. 
 isso seguirá o hitdef. 
 dentro do arquivo "seu char.air" ficará assim: 
 
Quote
;veneno 
 [Begin Action ???] <-- determine um valor para animação 
 -1,-1, 0,0, 5 
 Loopstart 
 -1,-1, 0,0, 80 
 Clsn1: 1 
 Clsn1[0] = -99999999, -99999999, 99999999, 99999999 
 -1,-1, 0,0, 5
   [State ???, ?] 
 type = HitDef 
 trigger1 = time = 1 
 attr = S, NA 
 damage = 50 
 animtype = Light 
 guardflag = MA 
 hitflag = MAF 
 priority = 99999, Hit 
 pausetime = 10, 10 
 sparkno = -1 
 sparkxy = -1 
 hitsound = -1 
 guardsound = -1 
 ground.type = High 
 ground.slidetime = 5 
 ground.hittime = 30 
 ground.velocity = -4 
 airguard.velocity = -1.9,-.8 
 air.type = High 
 air.velocity = -1.4,-3 
 air.hittime = 30 
 com isso, o dano não poderar ser defendido. 
 [State ???, ?] 
 type = AssertSpecial 
 trigger1 = Time < 100 
 flag = NoFG 
 flag2 = unguardable 
 isso indica que o veneno irá sumir 
 quando terminar o round. 
 crie um state para seguir isso. 
 [State ???, ?] 
 type = changestate 
 triggerall = time >= 20 
 trigger1 = win 
 trigger2 = RoundState = 4 
 value = ???2 <-- esse é o ultimo state do tutorial. 
 ctrl = 0 
 com isso, os states do veneno 1 e 2 
 ficaram se alternando sempre repetindo o dano. 
 [State ???, ?] 
 type = ChangeState 
 trigger1 = time = 90 
 value = ???1 <-- segue para a parte 2 do tutorial. 
 com isso, o veneno some se o personagem 
 infectado bater no personagem que lançou o veneno. 
 [State ???, ?] 
 type = DestroySelf 
 trigger1 = root, stateno=[5000,5999] 
 Veneno - Helper - part 2 
 [StateDef ???1] 
 type = S 
 movetype= A 
 physics = S 
 juggle = 1 
 velset = 0,0 
 ctrl = 0 
 anim = ???1 
 poweradd = 2 
 sprpriority = 2 
 coloque a animação com o 3 frames e 
 no segundo frame coloque um dano. 
 isso seguirá o hitdef. 
 dentro do arquivo "seu char.air" ficará assim: 
 
Quote
;veneno 
 [Begin Action ???1] <-- determine um valor para animação 
 -1,-1, 0,0, 5 
 Loopstart 
 -1,-1, 0,0, 80 
 Clsn1: 1 
 Clsn1[0] = -99999999, -99999999, 99999999, 99999999 
 -1,-1, 0,0, 5
   [State ???, ?] 
 type = HitDef 
 trigger1 = time = 1 
 attr = S, NA 
 damage = 50 
 animtype = Light 
 guardflag = MA 
 hitflag = MAF 
 priority = 99999, Hit 
 pausetime = 10, 10 
 sparkno = -1 
 sparkxy = -1 
 hitsound = -1 
 guardsound = -1 
 ground.type = High 
 ground.slidetime = 5 
 ground.hittime = 30 
 ground.velocity = -4 
 airguard.velocity = -1.9,-.8 
 air.type = High 
 air.velocity = -1.4,-3 
 air.hittime = 30 
 com isso, o dano não poderar ser defendido. 
 [State ???, ?] 
 type = AssertSpecial 
 trigger1 = Time < 100 
 flag = NoFG 
 flag2 = unguardable 
 isso indica que o veneno irá sumir 
 quando terminar o round. 
 [State ???, ?] 
 type = changestate 
 triggerall = time >= 20 
 trigger1 = win 
 trigger2 = RoundState = 4 
 value = ???2 <-- esse é o ultimo state do tutorial. 
 ctrl = 0 
 com isso, os states do veneno 1 e 2 
 ficaram se alternando sempre repetindo o dano. 
 [State ???, ?] 
 type = ChangeState 
 trigger1 = time = 90 
 value = ???1 <-- segue para a part 1 do tutorial. 
 com isso, o veneno some se o personagem 
 infectado bater no personagem que lançou o veneno. 
 [State ???, ?] 
 type = DestroySelf 
 trigger1 = root, stateno=[5000,5999] 
 remover Veneno - Helper - part 3 
 parte de finalização do round. 
 esse state ???2 faz sumir o veneno 
 quando mudar o round. 
 [StateDef ???2] 
 type = S 
 movetype= A 
 physics = S 
 juggle = 1 
 velset = 0,0 
 ctrl = 0 
 anim = ???2 
 poweradd = 20 
 sprpriority = 2 
 [State ???, ?] <-- remoção do helper. 
 type = destroyself 
 trigger1 = time = 1 
 _____________________________________________________________ 
 É só... até mais 