O último tutorial que escrevi foi em 2008? Será que ainda sei fazer isso? :P  Bom, o negócio é o seguinte... fuçando nas velharias, achei um Ryu que tem o Tatsumaki Senpuu Kyaku (Tec Tec Tuuuugen) controlável e achei interessante postar ele, pois além de explicar como criar o golpe vou explicar como controlar o mesmo. 
 Pra começar é necessário criar o comando do golpe e o ChangeState no CMD. 
 Comando 
 
Code
[Command] 
 name = "tatsumaki_a" 
 command = ~D, DB, B, a 
 time = 20
  
 ChangeState 
 Code
[State -1, Tec Tec Tuuuuuuuuuugen] 
 type = ChangeState 
 value = 1000 
 triggerall = Command = "tatsumaki_a" 
 triggerall = StateType != A 
 trigger1 = StateType = S 
 trigger1 = Ctrl
  
 Bem simples por enquanto, criamos o comando e fizemos o ChangeState, só reparem que não coloquei pra usar ele no ar. Tirando isso, nada de mais.  Agora vamos pro CNS, vou explicar por partes o statedef. 
 
Code
[Statedef 1000] 
 type = S 
 movetype = A 
 physics = N 
 poweradd = 65 
 ctrl = 0 
 anim = 1000 
 sprpriority = 4
  
 Repare que estou usando physics = N para não aplicar nenhum tipo de física no golpe.  
Code
[State 1000, PosAdd] 
 Type = PosAdd 
 trigger1 = Time = 1 
 y = -20
  
 Um simples PosAdd só pro Ryu sair do chão.  
Code
[State 1000, StateTypeSet] 
 type = StateTypeSet 
 trigger1 = Time >= 1 
 statetype = A
  
 A partir do Time >= 1, estamos mudando o StateType dizendo que ele é um golpe aéreo.  
Code
[State 1000, VelSet] 
 type = VelSet 
 trigger1 = Time 
 x = 3.7
  
 Aqui estamos setando a velocidade que ele irá pra frente, ainda sem controlar nada.  
Code
[State 1040, VelAdd] 
 type = VelAdd 
 trigger1 = Command = "holdback" 
 x = -1 
 [State 1000, VelAdd] 
 type = VelAdd 
 trigger1 = Command = "holdup" 
 y = -0.07
  
 Nesses dois VelAdd está a parte controlável da coisa, por padrão o mugen tem esses dois comandos que estamos usando, o "holdback" e "holdup". 
 Conforme seguramos a tecla para trás ou para cima, ele irá aplicar um pequeno adicional no VelSet setado acima. Dessa maneira, seu golpe poderá perder velocidade ou então poderá fazer ele subir pegando o inimigo no ar.  
Code
[State 1000, ChangeState] 
 type = ChangeState 
 trigger1 = (AnimTime = 0 || (Vel X = 0 && Time >= 1)) 
 value = 50 
 ctrl = 0
  
 Aqui o ChangeState normal quando acaba o tempo do golpe (AnimTime = 0) ou quando a velocidade X for igual a 0.  Algumas imagens que mostram o que acontece caso vc segure para cima. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 Bom, o código é bem simples mas ajuda bastante. 
 Qualquer dúvida é só postar