hibari, fiz isso no meu gazille :P
Tenha o common.cns do seu char, vai no state 100, apague tudo, e coloque o código abaixo (alterando conforme desejado)
Code
; Hop Forward
[Statedef 100]
type = S
physics = N
ctrl = 0
anim = 100
[State 100, Sombras =P]
type = Afterimage
trigger1 =!time
time = 25
length = 8
PalBright = 0,0,0
PalContrast = 250,255,255
PalAdd = 0,0,0
PalMul = 1,1,1
FrameGap = 3
trans = add
[State 100, 2] ;Pra não dar dash enquanto anda
type = AssertSpecial
trigger1 = 1
flag = NoWalk
[State 100, 3] ;Pro char não virar enquanto dar o dash
type = AssertSpecial
trigger1 = 1
flag = NoAutoTurn
[State 100 , 1] ;aqui q tudo acontece
type = VelSet
trigger1 = AnimElem = 1
x = 4 ;quanto ele vai pra frente, altere como desejar.
y = -2 ; quanto ele vai pra cima, no meu é um Hop (tipo um pulinho), se for só pra ir pra frente retire essa linha!
[State 0, StateTypeSet] ; só coloque isso se vc usou a linha Y acima
type = StateTypeSet
trigger1 = time = 1
statetype = A ;S,A,C,L
movetype = I ;I,A,H
physics = A ;A,C,S,N
[State 100, 2] ; coloque isso se vc não usou a linha Y
type = ChangeState
trigger1 = Time = 20
value = 101
Krak tinha até esquecido, já fiz um tutorial sobre isso: http://www.animemugen.com.br/forum/12-1135-1
da próxima da uma olhada na seção de tutoriais antes, lá tem muita coisa boa!