Aproveitando efeitos com apenas 1 frame
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Thunderbert | Data: Quarta, 09/11/2011, 10:16 PM | Mensagem # 1 |
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| Yoo pessoal! Blz? Vim aqui postar mais uma dica ae pra vcs ^^ Enfim, eu já mtos efeitos shows por ai, mas mtos deles possuem apenas um único frame! Também já ví mtas pessoas pedindo para os makers desses efeitos postarem uma sheet completa dos mesmos! De fato, mtos efeitos precisam ser animados e talz, mas alguns efeitos não precisam!
De onde me surgiu a ideia de postar isso? De um char q estou fazendo ^^ Eu estava fazendo um char de boa, quando precisei procurar por um efeito, o jogo original de onde estou me baseando com a questão da jogabilidade é fan made e feito na engine Fighter Maker, q permite q o maker bloqueie o acesso a qualquer conteúdo do jogo! Eu consegui "burlar" isso de certo forma, criando um stage todo preto no Fighter Maker e substituindo por um dos stages do jogo, assim eu pude ripar alguns efeitos q não ficam em cima do char. Quando fui ripar o efeito desejado, percebi q ele é uma imagem estática, com um efeito semelhante a AfterImage... Na hora eu pensei "FFUUUUUUUU! Como vou ripar algo com AfterImage?" Então eu resolvi ripar uma imagem só, mesmo com o efeito de after image e colocar no MUGEN e me virar com aquilo! Consegui um resultado mto bom e acho q é algo q deveria ser compartilhado ^^
Primeiramente, vou mostrar o efeito no jogo original com o stage preto q eu fiz: http://neuropod.net/imageho....979.gif - GIF com 959KB Agora, vou mostrar o q eu consegui fazer com uma única imagem na minha begin action: http://neuropod.net/imageho....190.gif - GIF com 1.29MB
Não sei se vcs conseguem reparar pelo GIF, até pq tem uma leve perca de qualidade... Primeiramente, eu me aproveitei da aparência do efeito, esse estilo de efeito, quando se aplica uma velocidade, precisa de pouca pra parecer q ele é animado! Enfim, o q eu fiz foi chamar um helper pai no state do ataque do char:
[State 250, Helper] Type = Helper Trigger1 = Time = 8 HelperType = Normal Name = "Majinken" ID = 250 StateNo = 251 Pos = 30,0 PosType = P1 Facing = 1 KeyCtrl = 0 OwnPal = 1 Size.XScale = 0.5 Size.YScale = 0.5
O Size está ali pq a imagem é grande, então tive q diminuir o tamanho dela pela metade ^^
Vou postar aqui só o código necessário para a realização desse efeito, pq o restante é programação pra hit e etc... Nesse helper pai, para a realização desse efeito, eu apliquei um VelSet e eu chamei um outro helper:
[State 251, VelSet] Type = VelSet Trigger1 = 1 X = 6
[State 251, Helper] Type = Helper Trigger1 = !(Time%3) HelperType = Normal Name = "Majinken AfterImage" ID = 251 StateNo = 252 Pos = 0,0 PosType = P1 Facing = 1 KeyCtrl = 0 OwnPal = 1 Size.XScale = (0.75+((Random%26)/100.0))/2.0 Size.YScale = (0.75+((Random%26)/100.0))/2.0
Reparem q esse segundo helper está sendo chamado sempre q o resto da divisão do Tempo por 3 for 0, ou seja, esse segundo helper aparece de 3 em 3 ticks! Assim eu crio um efeito de rastro q eu posso manipular muito melhor do q um AfterImage! Repare também como eu estou fazendo o tamanho do helper! O tamanho do helper está variando entre 0.75 e 1, no final divido por 2 por causa do tamanho grande da imagem, isso causa um efeito de ondulação no rastro!
Por fim, eu fiz o State desse segundo helper:
;--------------------------------------------------------------------------- ; Majinken (After Image) [Statedef 252] type = S MoveType = A Physics = S Juggle = 1 Ctrl = 0 Anim = 251 PowerAdd = 0 SprPriority = 9
[State 252, AssertSpecial] Type = AssertSpecial Trigger1 = 1 Flag = NoShadow
[State 252, Trans] Type = Trans Trigger1 = Time <= 10 Trans = AddAlpha Alpha = Ceil(192.0-(Time*19.2)),256
[State 252, DestroySelf] Type = DestroySelf Trigger1 = Time = 10
Vejam q a única coisa especial aqui é o Trans, q faz com que o helper vá perdendo opacidade, assim, quando Time = 10, o helper estara completamente invisível, ou seja, o helper vai sumindo com o tempo, finalizando o efeito de rastro!
Enfim, isso foi só uma aplicação q eu consegui fazer utilizando apenas essa imagem! Nesse mesmo char, eu usei uma único frame para fazer um dos ataques aéreos do char http://neuropod.net/imageho....90d.gif - GIF com 676KB (esse gif ficou meio lento, mas net ta ruim pra fazer outro upload =/) Nesse ataque, eu usei apenas um frame, girei ele usando um angledraw e fiz um helper q possui apenas uma caixa vermelha girar em volta do char usando os conceitos de Movimento Circular Uniforme da física!
Enfim, ter apenas uma sprite naum significa q vc naum pode usar aquele efeito ou sprite! As possibilidades são mtas o/ Enfim, espero ter ajudado alguém ae o/ Flws ^^
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MB(BUENO) | Data: Quinta, 10/11/2011, 9:29 PM | Mensagem # 2 |
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| otimo tuto xD vo usar muito esses codigos assim varios efeitos bons tem apenas 1 frame o que dificulta 1 poco vlw pelo tuto manolo \o
Mukuro - TSNeji - Jellal - Zero
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Thunderbert | Data: Sexta, 11/11/2011, 7:27 AM | Mensagem # 3 |
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| Vlw ^^ Só lembrando q, dependendo do efeito, o q vc vai ter q fazer é outra coisa pra ele parecer animado ^^
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ED3 | Data: Sábado, 12/11/2011, 10:42 AM | Mensagem # 4 |
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| Muito bom velho, parabéns!
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thiagoloko | Data: Segunda, 14/11/2011, 12:38 PM | Mensagem # 5 |
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| Vlw pelo tutorial. Realmente eu não sabia disso já tinha visto em muitos chars efeitos de 1 frame só principalmente sparks mas eu nunca tive vontade de tentar entender o code kkkk Agora vai ajudar bastante. o/
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carlos8080 | Data: Segunda, 14/11/2011, 7:08 PM | Mensagem # 6 |
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| gostei cara bem bolado existe tambem outras maneiras de utilizar efeitos com 1 frame ^^ esse ficou muito show parabens xD
------------------------------------Projetos--------------------------------------- C_Itachi - 30% Hidan Sheet - 5%
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david11 | Data: Terça, 15/11/2011, 8:51 PM | Mensagem # 7 |
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| Usar helpers desse jeito owna -q
apesar de q da pra fazer uns efeitos fodas com helper + uma frame de helper tipo o rasenshuriken do naruto
flwout '-'
davidluanrizi@hotmail.com <-- Se add por favor se identificar o/
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Thunderbert | Data: Quarta, 16/11/2011, 9:10 PM | Mensagem # 8 |
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| ED3, vlw ae ^^ thiagoloko, hauehuaehaheuaheau! dá pra fazer mto coisa com efeitos de 1 frame só ^^ carlos8080, sim, existem mtas maneiras de aproveitar efeitos com 1 frame só ^^ david11, esse efeito fico show mesmo *_* mas dá pra fazer mais ainda, naum tenho certeza, mas talvez, com o Scale do angledraw, dê pra simular o lançamento do rasenshuriken com ele meio de lado e girando ainda ^^
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